Domingo, 25 de Fevereiro de 2007

Uma vida entre livros

livrospor Antonio Francisco

Hoje assisti uma entrevista com o maior colecionador de livros do Brasil: José Mindlin, advogado, jornalista, empresário, e agora imortal da Academia Brasileira de Letras. Mais de 80 dos seus 92 anos foram dedicados à paixão pela leitura. Leu oito mil livros, uma média de cem por ano. Três numa semana era normal. Meu alvo é ler sessenta esse ano. Ele disse: "Hoje, olhando para trás, eu me espanto com os livros que eu li aos 12 anos. Nem consigo imaginar o que teria sido sem ter lido, porque li sempre, desde criança. Desperta a imaginação. A gente tem outra visão do mundo".

Aos 13 anos percorria os sebos de São Paulo negociando compra de livros. Hoje tem a maior biblioteca particular do país. Ele disse: "Existe o vírus do amor ao livro, que eu procuro inocular no maior número possível de pessoas, especialmente crianças e jovens, porque é um vírus incurável".

Uma vida entre livros. Somente esta convivência intensa pode fazer José Mindlin aceitar com paciência o fato de um problema de saúde impedi-lo de ler.

Aproveito para incentivar você que ler este artigo agora, para dedicar-se mais à leitura. Gosto muito de ler, e também digo que não sei o que seria de mim sem a leitura. Devo muito aos livros. Alguns autores são para mim como irmãos e grandes amigos, mesmo que nunca os tenha visto pessoalmente.

Faça uma boa seleção de livros e revistas. Digo seleção porque jamais leríamos tudo o que se tem para ler. Então é preciso fazer uma objetiva seleção do que se vai ler. Não vou fazer lista para você. Quero respeitar suas preferências e estilos literários. Mas permita-me sugerir-lhe dois livros que valem para todas as pessoas indistintamente:

* "A Bíblia Sagrada". Indico a tradução NVI - Nova Versão Internacional da Sociedade Bíblica Internacional. É uma versão que usa uma linguagem bem mais acessível.

* "Uma Vida com Propósitos" - Autor: Rick Warren - Editora Vida. É um livro excelente, de leitura agradável e coerente. De uma forma sensata responde a pergunta: "Qual o sentido da vida?".

Fonte: Jornal Hoje - Rede Globo. 

publicado por Antonio Francisco às 02:08
link do post | comentar | favorito
|

.Meu blog principal

Achologia

.Postagens recentes

. Novo blog

. Eu conheço e recomendo

. Recomendo

. Uma vida entre livros

. Como fazer amigos e influ...

. Os segredos da mente mili...

.Pesquisar neste blog

.Tags

. leitura(2)

. amigos(1)

. bíblia(1)

. igreja(1)

. influência(1)

. liderança(1)

. livro(1)

. livros(1)

. mentoria(1)

. milinário(1)

. pastor(1)

. relacionamentos(1)

. rick(1)

. riqueza(1)

. warren(1)

. todas as tags

.Postagens recentes

. Novo blog

. Eu conheço e recomendo

. Recomendo

. Uma vida entre livros

. Como fazer amigos e influ...

. Os segredos da mente mili...

Counter

Março - 2007
blogs SAPO